A ANTENA DIPOLO - APÊNDICE 1

(c) 1995 - 2016 Ângelo Antônio Leithold - LEITHOLD, A. A. BIBLIOTECA

<<Antenas-geral Apêndice Antena Dipolo Antenas >>

INSTITUTO DE AERONÁUTICA E ESPAÇO - IAE

CONVÊNIO 2002-2012

PROFESSOR ANGELO ANTONIO LEITHOLD, PROFESSOR ONEIDE JOSÉ PEREIRA

A antena dipolo alimentada pelo centro foi descoberta pelo físico alemão Heinrich Rudolph Hertz (1857 - 1894), em torno de 1886. É considerada até a atualidade, do ponto de vista prático e teórico, a mais simples. Desta forma graças às experiências de Hertz, é possível estudar uma antena de comprimento bastante menor que uma onda, esta tem a sua capacitância muito semelhante a de uma linha de transmissão, é considerada um "dipolo elementar", ou seja, é um condutor curto em relação ao comprimento de onda utilizado. Este, em si, tem uma passagem de uma corrente elétrica alternada e emite energia eletromagnética. Fisicamente não se pode construí-lo, na realidade, este é utilizado para o desenvolvimento da antena dipolo real, a fim de calcular as suas propriedades. É necessário assim desenvolvê-lo para calcular o campo elétrico e a onda eletromagnética irradiada.

1 Irradiação

Na figura abaixo (Figura 1), se observa a evolução de um campo elétrico de um dipolo elétrico, neste, a distribuição de correntes pode ser considerada senoidal. O campo de irradiação criado pode ser calculado pela superposição dos campos produzidos por infinitos dipolos simples. Estes compõem a corrente senoidal distribuída no elemento.

Figura 1: Evolução do campo elétrico (Fonte: Ângelo Leithold – PY5AAL)

Em eletrostática é comum considerar os dipolos como magnéticos ou elétricos, podem ser caracterizados pelo momento do dipolo, uma grandeza vetorial.

Na figura 2 temos o campo elétrico irradiado:

Figura 2:Campo elétrico irradiado

(1)

Onde:

(2)

Assim da figura 2 resulta:

(3)

Onde:

Básico de Álgebra Vetorial

Para dar continuidade conceitual, serão postas aqui algumas relações básicas de àlgebra dos vetores, isto se deve pelo fato do acompanhamento dos conceitos que serão postos mais adiante.

Operações vetoriais em sistemas coordenados usuais

Identidades diversas.

Para mais detalhes sobre antenas, clique aqui

Polo Dipi

antena.dipolo@

<<PY5AAL Apêndice Antena Dipolo Antenas >>